A segunda edição da Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro traz ao público o Brasil. Abordando desde a formação do seu território até a organização atual do espaço geográfico nacional, o evento busca colocar o nosso país no centro da discussão que engloba aspectos físicos, econômicos, sociais, populacionais e políticos que compõem as diversas relações de produção do cenário geográfico. O evento será realizado no Salão Azul (P1 — campus Seropédica) entre os dias 24 e 28 de Junho.

Programação Completa

 

Minicurso 1: Introdução ao InterIMAGE
 Oferecido por Gustavo Mota de Sousa (UFRRJ)
Data: 26 e 27 de Junho
Local: Laboratório de Informática do DEGEO
Número de vagas: 12
Ementa do curso:
- Classificação baseada em conhecimento - GEOBIA
- Software InterIMAGE - principais funcionalidades
- Exercícios com exemplos práticos


Minicurso 2: Cultura, cidade e ‘muros simbólicos’: experiências e percepções em trânsito na cidade do Rio de Janeiro
Oferecido por Leonardo Chagas de Brito, doutorando pela UFRJ
Data: 27/06
Local: Salão Azul, P1
Número de vagas: 45
Ementa do curso:
Discutir como as representações simbólicas envolvendo noções e conclusões sobre uma dada localidade têm um peso tão absurdo que até a noção geográfica de limites do município, distância cartográfica e de tempo se diluem, são esquecidas ou desconhecidas. Ou seja, não importa o que é perto ou longe ou o que leva muito ou pouco tempo, pois, uma dada localidade já ganhou um rótulo. Entendemos que resolver os problemas estruturais que assolam muito mais os moradores de determinadas áreas do que outras, passa também pela mudança do olhar sobre o outro e/em sua espacialidade e que refletem nas políticas públicas distribuídas pela cidade.


Minicurso 3: O ensino de geografia e a produção de material didático: práticas pedagógicas com alunos com deficiência visual
Oferecido por Renan Ramos da Silva, mestrando pelo IME
Data: 26/06
Local: Departamento de Geociências
Número de vagas: 15
Ementa do curso:
Aula expositiva e dialogada sobre deficiência visual, ensino de geografia e a realidade de alunos com deficiência visual nas classes regulares;
Conceito, classificação e função de recursos e materiais didáticos utilizados pelo deficiente visual;
Debate sobre os diversos tipos de recursos didático-pedagógicos e sua utilização e necessidade na geografia;
Conceito e caracterização de texturização envolvendo materiais necessários e acessórios;
Confecção de materiais.


Trabalho de Campo: A saga do Rio de Janeiro no século XX
Oferecido por Andrews José Lucena (UFRRJ) e Leandro Dias de Oliveira (UFRRJ)
Data: 28/06
Número de vagas: 30
Objetivo: Discutir a construção do mito Rio e a sua decadência. Entender o tráfego do Rio a pós-modernidade, sujeito aos efeitos e influências da globalização.
Roteiro: Urca-Centro-Copacabana-Barra da Tijuca-Seropédica.
Tempo estimado: das 9h às 19h
Leitura sugerida: Lesa, Carlos. O Rio de todos os Brasis. 3ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005. capítulo 11 (pp. 413-450).

Nenhum comentário:

Postar um comentário